Preciso de comprar uma antena nova?

O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita, por isso, de uma antena exterior de recepção para captar o sinal televisivo. Em alternativa, poderá ser utilizada uma antena interior, embora a cobertura indoor seja bastante mais limitada.

Se está numa zona com cobertura TDT (verifique se a sua zona tem cobertura TDT na secção Guia de Transição), deverá proceder de acordo com a sua situação:

  • Se já utiliza a recepção analógica terrestre através de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até aos seus televisores, apenas necessita de adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisor que não seja compatível com esta norma.
  • Se não possui a instalação para recepção do sinal analógico, deve proceder à instalação de uma antena UHF e respectiva cablagem na sua habitação, e adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisor que não seja compatível com esta norma.
  • Caso não utilize o serviço terrestre analógico mas possui a cablagem e a antena UHF correctamente instalada, basta adquirir um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, para cada televisor que não seja compatível com esta norma.

Em qualquer um dos casos, deve orientar a antena para o emissor TDT mais próximo da sua zona (verifique quais são os emissores mais próximos da sua zona na secção Guia de Transição) e sintonizar os seus equipamentos para o digital, utilizando a sintonização automática do seu equipamento ou, caso prefira, sintonizando o seu descodificador no canal da banda UHF correspondente (para informações mais detalhadas, consulte a secção Sintonização).

Qualquer intervenção nas infra-estruturas instaladas deverá ser realizada por um instalador habilitado (para informações mais detalhadas, consulte a secção Instalador).

As imagens em baixo mostram alguns exemplos de antenas compatíveis com a TDT, tanto de recepção exterior como interior.

Se está numa zona com probabilidade reduzida de cobertura TDT, o serviço de televisão digital, com os canais gratuitos nacionais, será assegurado através de uma solução alternativa, ou seja de TDT Complementar via satélite (Direct To Home – DTH). Neste caso, também não necessita de comprar um televisor novo, mas terá sempre de adquirir um Kit TDT Complementar (descodificador DTH) e uma antena parabólica (veja mais informações aqui).

Exemplos de Antenas