Sintonização

Se está numa zona coberta pelo sinal digital (verifique se a sua zona tem cobertura TDT na secção Guia de Transição) e tem um equipamento compatível com a norma TDT em Portugal (tecnologia DVB-T e norma MPEG-4/H.264), poderá sintonizar imediatamente as emissões da TDT de forma simples e fácil.

Bastará para isso ter uma antena exterior UHF (ou interior, caso tenha cobertura indoor), orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e utilizar a sintonia automática do seu equipamento.

Se preferir, poderá fazer uma sintonização manual. Nesse caso, deverá definir no seu equipamento a banda UHF e o canal abaixo indicado, dependendo da zona do país em que se encontra.

  • Continente – Canal 56 (750-758 MHz)
  • Região Autónoma da Madeira – Canal 54 (734-742 MHz)
  • Região Autónoma dos Açores – Canais 47 (678-686 MHz), 48 (686-694 MHz), 49 (694-702 MHz), 55 (742-750 MHz) ou 56 (750-758 MHz), consoante o emissor para o qual a antena exterior é direccionada.
    • Pode ver a lista completa de emissores e respectivos canais de emissão aqui ou verificar quais os emissores mais próximos da sua zona, na secção Guia de Transição.

      Em alguns equipamentos poderá ser necessário forçar a sintonia do sinal digital, uma vez que podem estar a sintonizar apenas os canais analógicos. Para tal, deverá simplesmente definir esta opção nas configurações do equipamento. Em caso de dúvida, contacte o fabricante ou o vendedor do seu equipamento.

      Acrescenta-se que a polarização da rede TDT é horizontal, tal como a maioria dos emissores e retransmissores analógicos.